segunda-feira, 19 de setembro de 2016

RESULTADO DO 1º CONCURSO DISSERTATIVO BÍBLICO




.












OS TEXTOS DOS NOSSOS AUTORES SEGUE A BAIXO




















Graça de Deus
Uma crescente pseudo filosofia vem testemunhando contra a graça atualmente, em minha opinião ela se manifesta de duas formas, são elas: Um, quando o corpo de cristo não olha o mundo segundo o Cristo nos mostrou e ensinou. Dois, quando o mundo queixa-se tanto da instituição igreja, e esquece que a construção social da moral do ocidente ou mundo desenvolvido, e os ganhos científicos, antropológicos, as noções de direitos humanos, e filosóficos que esta parte do mundo trouxe a era atual, todo isso sendo alicerçado nos princípios que o Cristo seguiu e ensinou, a saber judaico-cristão.
                   Como corpo de Cristo, devíamos estar prontos para olhar o mundo e transbordar graça, assim como ele fez, e aos que ainda não se familiarizaram com o termo, digo que, a expressão atual " ganhamos algo de graça" explica bem o termo bíblico. Algo que não é de nosso merecimento, foi apenas dado. Apesar do termo bíblico aparecer frequentemente no novo testamento,  em certos momentos é mais fácil entendê-lo, como por exemplo :


Pois pela graça é que sois salvos mediante a fé; e isto não vem de vós, é o dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. 
                                                                                                                Efésios 2:8-9
                O transbordar ao qual me refiro, é a encarnação de Efésios, e dar ao mundo através da nossa fé, aquilo que ele não merece, ou não têm se comportado para merecer, isso é o amor, compaixão, tolerância, piedade,  é um sentimento que é ambíguo de que o reino de Deus já está manifesto, simultâneo ao sentimento que não pertencemos a este mundo.
                A exemplo disto  Jesus em seu encontro com a mulher samaritana. Manifestou uma articulada expressão da graça. Pois ele foi tolerante a nacionalidade dela, pois o povo dela era considerado impuro pelo povo dele, piedoso ao pedir-lhe de beber, pois o fazia para o seu próprio bem, amoroso ao repreende-lá  de seus pecados, e mostrou a ela que apesar de pertencer a outro lugar o tempo do reino se aproximava. Tal profunda era essa mensagem que ninguém a obriga a chamar o povo a reconciliar- se com tal mensagem de Deus, ela o faz de bom grado.
                O próprio Deus tem escrito uma história da sua transbordante graça através das gerações, desde antes do início dos tempos, ele já planejava dar ao homen aquilo que ele não merece. Isso fica claro desde a expulsão de Adão e Eva do jardim pois somente dessa maneira o ventre de Eva poderia gerar Aquele que esmagaria a cabeça da serpente, prometido em Gênesis 2:15 e relembrada em Romanos 16:20, trazendo assim o perdão para todo o mundo, dando a todos que existiram e que ainda não existiam um privilégio de ser mais que amigo do Deus criador de todas as coisas, e de um universo que declara uma Glória incalculável.
                Parece que esquecemos de todos os benefícios que a Graça de Deus nos trouxe, porem vivemos usando os princípios ensinados por ela em nossa vida cotidiana, por exemplo as noções de direitos humanos, que não existem em países onde não se tem representatividade significante da igreja, exemplifico isso com vários países que mutilam os pequenos furtos com amputação de membros, ou ainda que determina que qualquer menina deve sofrer uma mutilação em sua genitália pelo simples fato ser mulher.
               Ainda o achamento do novo mundo, que não tinha como maior objetivo a exploração econômica, e sim espalhar o mesmo perdão descoberto em Jesus, o Deus que se fez carne, pra espessar a graça, favor imerecido. Ou mesmo a capacidade de questionar as autoridades advinda do Iluminismo do século 17 e da revolução advinda da mesma corrente de pensamentos, a capacidade de questionar e ser respondido por suas autoridades, pode ser vista na estória  de Jó, que questionou o próprio Deus, que de sua profunda misericórdia e  graça deu  respostas não merecidas.
              Creio que a graça esteve presente na construção da sociedade que acreditamos, creio ainda que apesar de termos situações querendo expulsar a ideia de um Deus que nos perdoou sem nenhuma espécie de merecimento, devemos procurar tanto na Bíblia quanto na estória Ele escrevendo em nossos corações que foi simplesmente devemos o nosso tudo a sua graça.


Autor: Flavio Araujo
Grupo Águia






























Cristo Olímpico?

Naturalmente o ano de 2016 ficará na história de todos os brasileiros. Assistimos "dentro de casa" os jogos olímpicos, que pela primeira vez foram realizados no Brasil.

Pudemos torcer, vibrar e exaltar campeões. Recordes foram quebrados. Novas modalidades surgiram. Desafio e Superação. O limite sucumbia no pódio. Lá, as medalhas no peito arrancavam lágrimas.

Eis que um novo nome emergiu, Isaquias Queiroz. O canoísta brasileiro que "pescou” três medalhas em sua primeira olimpíada. E pela primeira vez um brasileiro registra essa conquista. E fez-se história...

Este feito (ou fato!) chamou atenção em especial pela história de superação de vida daquele atleta. A triste retórica da infância de lutas e as escassas oportunidades. O que nos faz lembrar a preciosa graça de Deus sobre nós.

A semelhança entre os nomes fala ao coração sobre a graça do Senhor na vida do rei Ezequias. Ele foi um rei que tomou Davi como modelo de vida a seguir. Um coração segundo o coração de Deus foi o testemunho cristão daquele que derrotou um gigante. Davi certamente carregava sobre si as habilidades que um campeão precisa.

Ezequias foi um rei que esperou grandes coisas em Deus. Sua vida foi marcada por boas obras e pelo que "Fez ele o que era reto perante o Senhor” (2Reis 18.3). No entanto, apesar de suas boas obras, foi afligido pela enfermidade e pelo que saiu da boca do profeta Isaias. “Põe ordem a tua casa. Pois tu morrerás. ” (Is 38.1)

Pranto e dor invadiram sua alma. Até que sua boca liberou clamor que mudou aquela realidade. Diante do anúncio da morte, Ezequias em prantos clamou “que o Senhor lembrasse que ele andou em verdade e fez o que era reto aos olhos do Pai. ” (Is 38.3)

A palavra de Deus nos remete a um grande desafio, crer no poder tremendo de Deus. A tal ponto que possamos superar a desobediência e espalhar no altar do Senhor todas as nossas aflições e expectativas. Sem permitir que um mundo de pecados se transforme em nosso álibi perfeito.

Mais quinze anos foram acrescentados à vida de Ezequias. Não por causa de suas boas obras, mas porque fez e que era reto aos olhos do Senhor. Nisto consiste a graça. Viver diante da certeza que a oração de um coração sincero transforma a escassez em bonança. Para que ninguém tenha vãs glórias. Mas antes saiba que por meio da fé e obediência no Pai somos salvos.

Encher a alma com a perfeita promessa que Deus tem pra nós; Esvaziar o coração perante a fé; Reconhecer que Sua vontade é boa, perfeita e agradável; E que o dom gratuito é nossa salvação, certamente é um disciplinamento para sermos mais que vencedores em Cristo.

Então incomparavelmente ao atleta campeão carregar sobre o peito uma medalha como "o feito de sua disciplina”, é a graça que o Senhor derrama como azeite sobre nós.

Cristo é Redentor. O primeiro na história. O modelo de vida cristã a seguir. Testemunho da perfeita obediência. Único e digno de ser exaltado. Nosso herói. Campeão. Vitorioso. Tudo suportou. Seu suor se fez sangue. E derramou por mim. Não porque mereço, mas porque Ele é Deus.

A conquista que espera de nós é a obediência ao que é reto. Não nos prometeu medalhas por isso, mas um Reino de Vida Eterna. Sem choro, nem lágrimas...

Deus nos escolheu para reinar junto com ele no mundo celestial.(Ef 2.6). Nisto consiste Seu favor!


Autora: Fabricia de Castro

Grupo: Sabedoria





























Graça extasiante

Respiro fundo, ofegante
Graça extasiante
Nada pedi mas veio a mim, encontrou-me
Digno de Ira, infértil, sem vida

Fez-me filho, tornou-me seu
Tenho seu nome, seu olhar, o jeito de andar

Digno de ser amado pois amou primeiro
Alvo de todo elogio
Se deu por inteiro
Em retribuição também me dou

Sem portas trancadas, quartos fechados
Todo seu
Pra sempre

Autor: Israel
Grupo hagios
























Hoje posso entender e ver a graça de Deus em minha vida.

Gastei uma parte da minha vida, parte está correspondente à infância de meus filhos,sem muitas motivações ou muito ânimo com a vida que levava. Reclamei muito da vida e de todas as circunstâncias, que até o dado momento, achava que a vida havia me dado. Os anos passaram, meus filhos cresceram, fiquei mais madura, passei e venci várias situações na minha saúde, só então tomei conta de que o Deus, ao qual receberá como meu salvador cuidava de mim, intermitentemente.

Sempre presente, Ele era assim e o é, apesar de muitas vezes nao ter a percepção de sua presença e cuidado, ou até mesmo por não fazer caso algum Dele,querendo resolver os problemas a minha maneira. Minhas finanças me atribulavam muito, nunca quis lidar ou aceitar não dar o meu melhor,para meus filhos. O que me fazia perder a paz facilmente.      

Deus em sua infinita graça, não mostrou mas me ensinou através de situações em minha saúde, a reconhecer que sem essa graça de Deus, nada sou,Deus cuidou,cuida e continuará cuidando para sempre dos seus escolhidos. 

Existe um episódio da minha vida que sempre me emociono, trata-se de quando um dos meus filhos, decidiu ir embora e trabalhar com auxilio espiritual e humanitário. Lembro me ainda de questionar Com Deus, voltar no passado,mas logo a Graça de Deus invadiu meu coração e confiei no Senhor,até hoje choro de emoção quando lembro.

Ultimamente tenho tido frequentes lembranças da infância das crianças e de tudo que pude e que não pude fazer na época, creio estar nessas reflexões por estar construindo e reconstruindo a casa na qual morávamos, vejo que não tiveram tanta privacidade, ou outros tipos de conforto básico em seus  quartos, contudo hoje a casa está ficando linda para a Glória de Deus. E em todas as coisas vemos o atuante favor de Deus, que não apenas colabora mas, faz todas as coisas conosco.

Cheguei a simples conclusão que hoje eu meus filhos temos o melhor vindo do coração de nosso Deus,e de Sua  Maravilhosa Graça.

Autora: Wilza Mendes
Grupo: Alfa e Omega




























Tema: “Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.” Efésios 2:8.

            Assim como os israelitas foram tirados do Egito e se encaminharam para a terra prometida, também os cristãos, pela graça do Senhor, são retirados do pecado pela mão poderosa do Onipotente e levados a trilhar um novo caminho rumo à cidade celestial. Tal qual o povo de Israel não poderia voltar ao Egito, pois o mar Vermelho havia se fechado, também os cristãos, não podem voltar ao pecado, porque não servem mais a ele, são agora, escravos de Cristo (2 Co4:5).
            Diante da tamanha graça de Deus, um dia fui alcançada aos 25 anos de idade, um encontro real, onde descobri a paternidade de Deus, quando nos anos anteriores a conversão, só conhecia um amor de ilusões, mas saindo de um mundo de densas trevas, posso dizer que é bem melhor viver sendo livre em Jesus do que ser escrava de satanás, com seus sofismas...
            Tenho passado nesses meus 31 anos de novo nascimento, por muitos aprendizados, entre desertos e Oasis, todas as vezes que venço as batalhas propostas por Deus, tenho crescido espiritualmente, sabendo que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam o Senhor, mas quando as forças se vão, sou fortalecida na promessa de que o Deus Emanuel, estaria comigo até a consumação dos séculos.
            Sou agradecida a Deus, porque no meio de uma grande multidão Ele me achou, agora sou protegida por suas mãos e o maligno não pode me tocar, porque fui comprada por um preço mui precioso na cruz do calvário! E minha maior alegria é saber que os prazeres deste mundo findarão, mas há preciosos tesouros no céu aguardando os fiéis, tudo porque um dia a graça de Deus me alcançou!

Autora: Nira da Rocha Barros
Grupo: Alfa e Omega 




























Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Efésios: 2:8


Graça, graça, graça... palavra recorrente no nosso dia a dia. Graça ao acordar, graça ao levantar, graça ao nos depararmos com as lutas da nossa rotina e graça ao deitar para termos uma noite de paz. Talvez esse nosso apego se explique por termos sido alcançados por tamanha graça salvadora de nosso Senhor Jesus Cristo. Certamente, não existe graça maior.
Quando buscamos o sentido de graça vem-nos à mente as palavras do Senhor Jesus ao apóstolo Paulo: “a minha graça te basta” e nos remetemos à riqueza de seus efeitos:  Imensurável, curadora, fortalecedora, restauradora, suficiente, abrangente, que acalma, que traz esperança, que nos ergue, que nos consola, que redime, que supera, que transforma...; com significados de excelência:  “A soma das bênçãos que uma pessoa, sem merecer, recebe de Deus”; mercê, prêmio, recompensa, favor... são os muitos! Desfrutamos dessa graça até mesmo de forma despercebida, pois diariamente ela é manifestada em nossa vida e corremos o risco de não a reconhecermos em função de nossa natureza tão exigente.
Dependemos sobremaneira dessa graça e mesmo sem merecê-la, nos é concedida quando reconhecemos que Jesus é o único Salvador e que nossa vida está em seus cuidados.
Essa graça me alcançou de tal forma que me sinaliza a cada momento que estou no caminho certo, único e absoluto. E como diz a canção: “Tua graça é tudo que eu preciso... Já não sou mais o mesmo, minha vida mudou”. Aleluia!
Que a graça seja com todos nós (Tito: 3-15).

Autora: Elza Lima Bittencourt
Grupo: Alfa e Ômega
 



























O maior exemplo de graça

A palavra de Deus afirma em Efésios 2:8 que somos salvos pela graça, por meio da fé. É comum ouvir muitas pessoas, cristãs e não cristãs, pronunciando a expressão “Graças a Deus” e, geralmente, é para agradecer algo de bom que aconteceu com elas ou com alguém de seu círculo familiar ou de amizade.
Porém, acredito que algumas destas pessoas não entendem o real significado da palavra “Graça” Então, o que é graça?
Eu creio que é um favor que recebemos de Deus, porém, não merecemos. A palavra “graça” é definida no dicionário como: 1.benevolência; 2. Favor, mercê; 7. Dom sobrenatural, como meio de salvação ou santificação.
E fé, o que significa?
Acredito que fé é a certeza daquilo que não vemos. Fé é crer em algo ou alguém que não vemos, porém, sabemos que existe e consideramos superior, que para nós, cristãos, é somente Deus. Pela definição do dicionário, fé é a adoção absoluta do espírito àquilo que se considera verdadeiro.
Em Efésios 2:8 está escrito: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Como já visto, uma das definições de “graça” pelo dicionário é; “dom sobrenatural, como meio de salvação e santificação”. Para nós, cristãos, esse “dom sobrenatural” é dom de Deus, ou seja, quem tem fé em Deus e segue Sua Palavra retamente, “trilha” o caminho para a salvação.
Quando as pessoas recebem algo em suas vidas, que esperam muito e que depende somente de Deus, agradecem a Ele, quando lembram. Mas em alguns casos, essa lembrança é passageira e após a bênção, continuam tocando suas vidas normalmente.
Durante toda a nossa vida podemos, sim, receber algumas “graças” de Deus, mas nunca por mérito nosso. O que muitos esquecem ou não tem conhecimento é que antes mesmo de nascermos, já recebemos a maior graça de Deus através do sacrifício de Seu filho Jesus na cruz, para nos salvar e limpar de todos os pecados. Ele morreu por nós naquela cruz, mas ao terceiro dia ressuscitou e vive para sempre.
Isto, sim, é o maior exemplo de “favor” imerecido concedido por Deus aos seres humanos, pois somos falhos e não merecemos nada disso. Ainda assim, a cada dia Ele nos contempla com Sua imensa graça.

Autora: Rayra Bittencourt
Grupo: Águia 
 
 






























Porque pela Graça sois salvos, por meio da fé,e isto não vem de vós é dom de Deus

O Senhor nos sonda e Ele nos conhece em cada ato. Por estar em todos os lugares, ao mesmo tempo, Ele é o Senhor do tempo e do espaço.

Mas, como chegar a Ele, para pedir que quebrante o nosso coração, muitas vezes triste, angustiado, magoado, cansado, enraivecido, por situações diversas, mas que urge uma intercessão para mudar determinado quadro circunstancialmente ruim que estamos passando em determinado momento de nossas vidas? Ou para mudar o momento ruim que outras pessoas próximas a nós estão passando?

Para chegar a Ele precisamos primeiro acreditar na sua existência e depois ter fé que podemos mudar esse quadro ou qualquer quadro negativo, e transformar nossa realidade. Nessa ordem, crer na sua existência é aceitar que podemos transformar nossa realidade e nos transformar, mas que sem Ele, nenhuma transformação é possível.

Não precisamos Vê-lo, assim como não vemos a energia elétrica que consumimos, mas sabemos que essa energia existe e que precisamos dela para suprir algumas das nossas necessidades materiais.

Deus existe e precisamos Dele para o nosso conforto espiritual, para encher as nossas almas de amor e paz, para que não haja espaços a ocupar com sentimentos ruins. E é exatamente essa fé o nosso vínculo com Ele, cuja verdade de Seus atos em existirem se dá conforme a Sua palavra.

Dessa forma, quando cremos, somos transformados, somos salvos por Sua graça, e somente pela Sua misericórdia Ele firma uma aliança com um escolhido, e não o contrário. Daí podemos concluir que a salvação está na fé, mas não porque desejamos e queremos. Ela é uma graça, uma concessão, um domínio exclusivo de Deus.


AUTOR: TADEU DE MORAES

GRUPO: SABEDORIA





























GRAÇA DE DEUS

Efésios 2:8. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé e isto não vem de vós, é dom de Deus

O objetivo do presente texto é falar sobre duas características da graça divina contidas no texto de efésios 2:8, a saber: a graça divina é um meio de salvação(pois através de sua graça Deus oferece a salvação aos homens)e a graça divina é alcançada pela fé(somente pela fé é possível se alcançar a graça da redenção).
Havia um abismo entre o homem e Deus, pois todos os homens pecaram e estavam privados da glória divina(Romanos 3:23). Glória no sentido bíblico é a presença de Deus transmitindo-se de modo cada vez mais íntimo ao homem. Por isso, Deus pai na sua infinita misericórdia enviou Jesus Cristo para morrer pelos pecadores a fim de que o relacionamento pessoal entre Deus e os homens fosse reatado. Essa é a graça propriamente dita. Somente com a vinda de Cristo que a graça alcançou pleno significado.
Uma das manifestações da graça divina no mundo se chama graça salvífica e ela se chama assim por causa do seu resultado e pela sua fonte. Pelo seu resultado pois conduz o homem a salvação, e pela sua fonte porque flui diretamente da ação resgatadora de Cristo. A mais completa definição de graça salvadora é o favor imerecido de Deus ao dar seu Filho, que oferece salvação a todos, e dá àqueles que o recebem como salvador pessoal graça somada para vida terrena e esperança para o futuro. Romanos 1:16  diz: “eu não me envergonho do evangelho: ele é força de Deus para a salvação de todo aquele que crê,...” Cristo sendo rico se fez pobre, se submeteu a morte de cruz, a fim de que homens pobres se tornassem ricos, e uma das características dessa riqueza é a redenção das almas. Como está escrito: “...alegrai-vos, antes, porque vossos nomes estão inscritos nos céus”(Lucas 10:20). A graça providencia a justificação(Romanos 3:24), a capacitação(Colossenses 1:29), uma nova posição(1 Pedro 2:5,9)e uma herança(Efésios 1:3,14). A graça salvífica é gratuita a todos os homens(Romanos 5:15-18)(Efésios 1:7). A graça salvadora é um dom exclusivamente divino(Hebreus 5:9)(Apocalipse 19:1).
Outra caraterística da graça é ser alcançada somente pela fé, pois como é falado em João 3:14-15: “Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que seja levantado o Filho do Homem, a fim de que todo aquele que nele crer tenha nele vida eterna”. O texto bíblico a seguir diz da seguinte forma: “Tendo sido, pois, justificados pela fé, estamos em paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por quem tivemos acesso, pela fé, a esta graça, na qual estamos firmes e nos gloriamos na esperança da glória de Deus”(Romanos 5:1-2). O apóstolo Paulo a respeito da graça salvífica fala o seguinte: “...não vem das obras, para que ninguém se encha de orgulho.”(Efésios 2:9). Se obras pudessem credenciar o homem a salvação, então o sacrifício de Jesus na cruz teria sido em vão. A fé para salvação em Cristo Jesus é uma ordenança bíblica, e como ordenança ela deve ser praticada com obediência.
Assim, conclui-se que a graça é o meio de salvação oferecido pelas Sagradas Escrituras gratuitamente a todos aqueles que creem no sacrifício de Cristo e no seu evangelho, e que esse meio de redenção não veio da parte de homens, mas sim de Deus.

Autor: Romulo da Silva Alves

Grupo: Alfa e Ômega





























Título: A preciosa graça de Deus
Texto base: Efésios 2:8

A infinita graça de Deus, que veio a nós como um presente que recebemos fora de época e sem razão nenhuma, sendo0 pegos de surpresa e sem qualquer merecimento. E essa ideia traz exatamente a definição da graça, que é um favor imerecido concedido por Deus ao homem, como o texto de Efésios 2:8 nos ensina, já que não nasce de homens, mas brota do caráter de Deus.
Graça traz Salvação, que é justamente o objetivo final desse presente imerecido divino. Ou seja, por mais bondosa que seja uma pessoa, sempre dependerá da graça de Deus para ser salva, e na verdade a humanidade, desde o Éden e, especialmente, o sacrifício de Jesus, sempre dependeu dessa infinita graça. Esse princípio está descito no texto de 2 Timóteo 1:9, onde o apóstolo Pauo diz que “que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos”.
Deus é tão maravilhoso que estende sua graça sobre todas as pessoas, sendo crentes ou não, pois o texto de Mateus 5:45 deixa clararo que Ele faz com “que seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos”. Essa é a graça comum de Deus, que se estende em favor de todas as pessoas. Porém, há a graça especial da salvação, que é direcionada apenas aos que creem mediane a fé.
Vale observar que Deus seria totalmente justo se deixasse o homem ser entregue à condenação, pois o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23). Contudo, Ele é igualmente amoroso e estendeu sua graça e misericórdia ao pecador imerecedor de qualquer favor, conforme é expresso no texto de Neemias 9:31[1]. Deus não só perdoou o homem, mas planejou um escape da condenação eterna, pois ela deveria ser nosso castigo, em obediência à justiça estabelecida pelo próprio Senhor do Universo.
Assim, de uma forma legítima, o Criador livrou a humanidade da perdição, lançando-a sobre seu próprio filho. Quem de nós teria coragem de ver nosso filho morrendo em favor de pessoas que sequer são gratas a esse sacrifício? Somente Deus possui esse atributo da Graça em toda sua plenitude, que também é manifesta a nós no nosso dia a dia, pela concessão de bênçãos e pelo cuidado diário que Ele tem conosco.
Portanto, graça é um presente imerecido de Deus, que não pode ser comprado nem reivindicado, é simplesmente concedido pela fé na obra redentora de Jesus Cristo. Não vem de obras, para que ninguém se glorie (Efésios 2: 9). Seu maior fruto é a Salvação, que é o bem mais precioso que o homem pode receber. Então,só nos resta a gratidão, ao retribuir, também, com ações de graça a Deus o incompreensível amor que tem por nós.




[1] Mas pela tua grande misericórdia os não destruíste nem desamparaste, porque és um Deus clemente e misericordioso.


Autora: Thainá Lima Bittencourt de Castro
Grupo: Águia
 
 
 

3 comentários:

  1. Parabéns a todos os queridos irmãos que discorreram sobre a maravilhosa Graça de Deus!

    ResponderExcluir
  2. Li os textos e achei muito edificante.Todos, a luz da Palavra de Deus.Parabéns!

    ResponderExcluir